terça-feira, 26 de agosto de 2008

A olhechina 2008 e outras reflexões


Estou no sofá de casa, sentadinho, todo torto, seguro uma caneta de cor azul patrocinada pela Phillips e ouço o pagode do vizinho (pancadinha, ela gosta de tomar???? Uma pancadinha...), é nessa atmosfera que me ponho a refletir sobre as olimpíadas.
As olimpíadas, essa coisa, essa coisa que reúne diferentes esportes, nacionalidades e faces, quer dizer exceto as faces chinesas, japonesas e tal... Reúne as diferenças, as igualdades, a complexidade, as vontades, as mentiras e suas merdades, reúne-se tudo isso em um único solo, e o solo atual é o solo chinês é o solo do Maotador Tse Tung e suas revoluções.
Realizar a olimpíada requer toda uma alteração ou camuflagem estética da nação, e a China fez a sua parte, a China realizou uma verdadeira fa-china em sua estrutura de funcionamento e de realidade, na tentativa de tornar esses jogos os jogos “perfeitos”.
Para que se realizassem tais jogos, a china conservou um pouco da idade media e acabou por copiar os europeus, na sua fa-china urbana, ela retirou das cidades que recebem os jogos todos os indigentes, mendigos, sem teto e por isso tudo ela merece a medalha de ouro da sociolimpiadas.
Eu aqui de casa informo-me e deformo-me através de noticias fresquinhas que a globo vomita em minha sala. 20:15 aqui estou eu. Todo pronto e perfumado pos banho, dou o meu boa noite ao apresentador (a) e vidro os olhos no noticiário.
Hoje por exemplo assisto a uma situação desesperadora pra uma Brasileira que teve a vara com qual salta perdida e ficou prejudicada na competição. A moça chorava, gritava pela vara, e os desorganizadores chineses não davam uma satisfação de onde estaria a vara (um mal oriental, segundo as mulheres e ditado popular) o tempo vai passando e o mistério continua, onde os chineses enfiaram a vara que era da Fabiana?
Eu to aqui me perguntando o porquê ela não salta com outra vara? E ai sim, resolve-se o problema. Pois não é tão fácil como penso, é complexo resolver tal questão, envolve-se ai uma complexidade que sugere uma fidelidade varal, por tanto entendo que nem toda vara é igual, e cada uma tem indicação e contra indicação, já cantavam os mamonas (comer tatu é bom que pena que da dor nas costas).
É uma verdade que nesse esporte não é toda vara que faz efeito, depende-se muito da altura da barra, e que as varas elas se fazem necessarias dependendo da situação na prova variando anatomicamente, podem ser varinhas, varões, uma mais grossa uma mais fina...
Não vou prolongar essa historia, o fato é que a Brasileira fiel a sua vara foi eliminada, o ouro acabou com a Russa, que chorou de alegria e garantiu o salto com vara perfeito, com a vara certa e com medalha garantida... É ouro como diria o Galvão Bueno.
Na verdade são muitos os momentos marcantes nessas olimpíadas, tivemos o Felps, um super peixe americanos que ganhou 8 ouros, ficou mais rico que o Haiti e saiu prometendo mais para as olimpíadas que vem. Sinceramente foi meio sem graça acompanhar as vitórias dele, foi uma dessas vitórias bem americanas onde os oponentes não têm muita chance (a não ser que surga um peixe vietnamita), pois é, foram vitórias comuns e normais, como no cinema hollyoodano.
A disputa boa de acompanhar tem sido essa de observar a quebra da hegemonia norte americana no total de medalhas douradas, a china e os chineses abriram os olhos (milagreee) e deixaram os Eua para trás, isso provavelmente vai acabar em guerra, e do jeito que a China tem ganhado tudo, liderado tudo, falsificado tudo (ate a nação) daqui a pouco vão acabar com os americanos e produzir quem sabe um rival falso, desses que facilmente poderemos comprar ou no Paraguai ou no camelo da esquina, ai meu camarada é só botar uma pilha e contemplar o funcionamento mecânico da nação.
Bem meu povo, chinalmente falando é tudo lindo, fora o episodio da vara, dos fogos gravados e de uma menininha que não cantou PN... Detalhes só detalhes!
Foi à olimpíada do paradoxo, de um lado Felps com 8 ouros e pouca repercussão, e do outro o nosso César Cielo (site de busca) busca medalhas (piada). O Cesão com 1 ouro e um bronze virou herói nacional, e heroi dantesco de parar São Paulo, cidade de gente inteligente e que ate hoje se orgulha de ter levado o Alckmin ao 2ª turno das eleições para presidente... Parabéns Cielo foi realmente um feito histórico digno de artigo ou qualquer cronicazinha irresponsável por ai.
A pseudo verdade deve ser dita, esse fenômeno aquático é realmente um vencedor, tu es-um fenômeno César. Vencer por uma nação que negligencia o incentivo ao esporte é sim extraordinário. Uma nação que não tem um trabalho de base de produção e potencialização dos atletas, que pouco fornece estrutura de treinamento e onde dificilmente se consegue patrocínio, faz de você um esportista franciscano, mas aos trancos, nados, braçadas e barrancos chegou-se enfim ao pódio. E por tudo isso o Darwin tinha razão.
Por enquanto é só. As olimpíadas continuam e podemos continuar a assistir o Brasil em ação, um Brasil de paradoxos, de muito ouro e de muitos poucos ouros até aqui. Precisamos garimpar e extrair das profundezas das nossas terras homens e mulheres de ouro, precisamos garimpar diferente da forma como os portugueses garimparam a 507 anos atrás. Garimpar o ouro de hoje é garantir o ouro de amanha, atletas de ouro em um país dourado. E o Brasil tem em sua gente um terreno a garimpar. Avante avante... Passam-se os anos ficam as expectativas!

9 comentários:

Unknown disse...

muito bom yk...
cada vez melhor...
sempre falando de coisas serias e importantes, mas com um tom subjetivo (cm no da moça de cachorro quente) e humorado, que ja parecem ser caracteristicas suas,, e que algumas pessoas não entendem, rsrsrs...
mascaras da china,o soberania abalada dos EUA , o Brasil e seus problemas, bem como suas vitorias. Sintético e completo, parabens amor..., to esperando a proxima!
avante companheiro... xero!

Victor Hugo disse...

Parceiro...
tô mandando até pra meu pai ler o seu blogg!!! ahaha ;D
Realmente, uma medalha de ouro como a de Cesar Cielo, só quem deve comemorar é ele mesmo e mais ninguém!!assim como as meninas do vôlei... esses sim, são atletas que fazem parte de uma nação perdida aí em algum lugar, essa sim, uma nação séria e compromissada com o esporte, e o pior, é que fica situada bem dentro do Brasil-zil- zil..

abração!!!

..... disse...

Saudações caro kayk,

Os jogos olímpicos acabaram na grécia. O que vemos hoje é uma disputa política, o que vimos nessas olimpíadas foi a farsa chamada china, o que ela quiz e o que todo país quer quando se proproê sediar os jogos é ostentar status! Tudo bem, nós não levamos muitas medalhas de ouro, mas nas olimpíadas da corrupção, desemprego,pobreza e fome nós seremos sempre campeões!!!

Brasil-sil-sil-sil!

Kayk Oliveira disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

quanta gente subversiva!!!

abraço moços do brasil-sil-sil que viajem !!!!

Almerson Passos disse...

Muito bom rei!
Pois é, a China tem muitas potencialidades, a de farsear, de piratear, mas também de progredir, apesar dos pesares. Sem falar das duas Senhoras chinesas de quase 80 anos que foram condenadas a trabalho de extrema força física por causa de sua "livre" expressão durante as Olimpíadas. A vida é isso ái, sempre nos dando surpresa...

Pedro disse...

oi amigo
olhe post ai
mais texto viu
eu to gostando de ler
seus textos
é muito reflexivo ......

Juliana Correia disse...

Kayk, esse seu jeito de pensar as coisas ainda vai te levar longe!

Juliana Correia disse...

ps. continuo espalhando o link do blog! ;D

..... disse...

caro marginal pensante!

Escreva mais, o devaneio o espera!